Avançar para o conteúdo principal

Volta ao mundo... hoje!


Ora... e se pegássemos na ideia de Júlio Verne e fôssemos dar uma volta ao mundo em 80 dias, ou até menos?




Na obra de Júlio Verne, um cavalheiro inglês chamado Phileas Fogg, para ganhar uma aposta, tem... bom, como o nome indica, dar a volta ao globo em 80 dias!
Fogg faz, como é óbvio, paragens em várias cidades do mundo... como seria visitar esses pontos... hoje?

1- Londres (Inglaterra)



O nosso amigo parte de Londres com o seu criado Passepartout, uma cidade que à data de hoje, ainda tem muito que se lhe diga! Entre vários palácios, torres, igrejas, pontes, abadias e museus, resta ainda muito para ver, como o London Eye, estúdio da Warner Bros.(fãs do Harry Potter, isto é obrigatório), o London Zoo, Shakespeare's Glob, British Library, Wimbledon e claro, o meridiano de Greenwitch!

2- Suez (Egito)



Antes de Fogg chegar ao Egito, é de realçar que fez paragens breves em Paris (França), Turim e Brindisi (Itália).
Ora, Suez não é propriamente a cidade mais turística do mundo, mas, para os amantes de história, é um ponto interessante pela presença dos franceses e ingleses antes da primeira guerra!
Porque não fazer uma visita pelo canal, ou até visitar outras cidades como Cairo ou Alexandria antes de seguir viagem?

3- Bombaim ( Índia)



Para quem não sabe, Bombaim (atual Mumbai) pertenceu aos britânicos e antes disso aos portugueses.
O ideal seria começar por visitar o portão da Índia, símbolo da descolonização dos britânicos, visitar a ilha de Elephanta (património da humanidade) para conhecer as grutas onde existe um templo dedicado a Shiva, passear pela costa, ruas da cidade e claro, visitar Bollywood!

4- Calcutá ( Índia)



Ainda na Índia, mas no extremo oposto, Calcutá, também ela pertencia aos britânicos na época em que o livro foi escrito.
Acho que os pontos de interesse aqui são a casa da madre Teresa, onde também se encontra o seu túmulo e um museu, o Victorian Memorial dedicado à rainha Victoria e o Kalighat Kali, templo hindu dedicado à deusa Kali... já agora, porque não dar um saltinho ao país vizinho, Bangladesh?

5- Hong Kong (China)



Chegámos à China! Em Hong Kong temos Victoria Peak, onde podemos ver toda a cidade, o Buda gigante, com mais de 30 metros de altura, o mosteiro Po Lin, com uma sala com 10 mil estátuas de Buda, a torre do relógio e o symphony of lights... e sendo que Macau está ali ao lado, vale a pena visitar também!

6- Yokohama (Japão)



Como devem calcular, esta cidade nada tem a ver com a que Fogg encontrou!      Começamos com a torre de Landmark, com quase 300 metros, já foi a maior estrutura do Japão! Passamos a Chukagai, a Chinatown do Japão, depois temos Shin Yokohama Ramen Museum, o primeiro museu gastronómico do mundo! O Hakkeijima Sea Paradise, Zoorasia e o Cosmoworld, com a roda gigante em tempos, a maior do mundo! E porque não uma visita rápida a Tóquio ou até ao monte Fuji?

7- San Francisco (EUA)



E deixando o oriente chegamos a San Francisco, uma cidade no estado da califórnia muito conhecida pela ponte golden gate, uma ponte vermelha sob um céu azul, elétricos, bairros... Lisboa, és tu?
Alcatraz, uma das prisões mais famosas do mundo, está aqui e podemos visitá-la!
Para além dos vários museus, porque não visitar Muir woods, onde encontramos sequoías gigantes ou Wine Country onde é produzido a maior parte do vinho americano?

8- Nova Iorque (EUA)



No outro extremo dos estados-unidos, encontramos Nova Iorque e esta não precisa de apresentações! É o sitio ideal para acabar uma viagem, onde podemos fazer literalmente tudo, afinal é a cidade que nunca dorme!

E então? Tinham coragem de fazer esta viagem? Saibam que hoje em dia, uma viagem à volta do mundo acaba por sair mais em conta do que apenas um destino nas vossas férias... portanto porque não? Quem não gostaria de dar a volta ao mundo? Eu gostava!


Para acompanharem as minhas viagens sigam-me no instagram @henriquelrf

Comentários

  1. Era bom termos todos a oportunidade de conhecer o mundo e, também esclheria alguns desses destinos, mas incluia muitos outros. Gostei do blog!

    Beijinho
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Daniela! Eu para já vou-me focar em organizar um interail pela europa, mas a viagem à volta do mundo não fica esquecida!

      Eliminar
  2. Gostei mesmo dos termos de comparação e dos lugares que recomendas! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia foi do Júlio Verne! Obrigado pelo comentário, bjs!🙂

      Eliminar
  3. thank you so much, it's great to know that others share my ideas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Vozes portuguesas de Harry Potter

Alguém já se perguntou, sobre quem são os grandes mestres das dobragens de Harry Potter em português de Portugal? Pois é, neste artigo vamos revelar o nome de alguns, mesmo que, infelizmente, as dobragens não tenham sido feitas em todos os filmes. Harry Potter - Peter Michael (3,4) Ron Weasley - Romeu Vala Hermione Granger - Mafalda Luís de Castro Albus Dumbledore - Alfredo Brito Minerva Mcgonagall - Ermelinda Duarte Severus Snape - João Craveiro Rubeus Hagrid - António Marques Sirius Black - José Jorge Duarte Remus Lupin - António Cordeiro Arthur Weasley - Fernando Luís Molly Weasley - Leonor Alcácer Argus Filch - Carlos Vieira de Almeida Draco Malfoy - Gustavo Gaspar Murta Queixosa - Carla de Sá Sybill Trelawney - Maria João Luís Vernon Dursley - Carlos Freixo Petunia Dursley - Isabel Ribas Marge Dursley - Catarina Avelar Gilderoy Lockhart - Carlos Paulo Madame Rosmerta - Helena Isabel Gar

Mojito

Talvez o meu preferido, o Mojito! Ingredientes: 1 ramo de hortelã 25ml de xarope de açúcar 25ml de sumo de lima (ou meia lima) 50ml de rum água gaseificada q.b. gelo q.b. Preparação: (1) Pegamos num ramo de hortelã (cerca de 8 a 10 folhas), metemos no shaker. Adicionamos o xarope de açúcar, a meia lima cortada em 4 e com um pilão esmagamos tudo. De seguida, juntamos o rum, um pouco de gelo, fechamos e agitamos cerca de 10 segundos. Num copo adicionamos gelo picado, um terço do copo. Coamos a mistura para o copo, adicionamos um pouco de água gaseificada até encher o copo, decoramos com hortelã e lima. (2) Pegamos num ramo de hortelã (cerca de 8 a 10 folhas), espalmamo-lo nas mãos e deitamos num copo. Adicionamos gelo picado, um terço do copo. De seguida juntamos o xarope de açúcar, o sumo de lima e o rum. Com uma colher de bar mexemos bem e por fim juntamos um pouco de água gaseificada, decoramos com lima. Dica: Se preferirem o sabor do rum ligeiramente mais acen