Avançar para o conteúdo principal

TOP10 | FILMES PORTUGUESES RECENTES

Sejam bem-vindos ao segundo TOP10! Desta vez trouxe-vos os TOP10 FILMES PORTUGUESES RECENTES!
Já sabem, todas as quartas, um artigo novo, partilhem!



Extras

O cinema português de ano para ano melhora a olhos vistos, tanto que não foi fácil ficar-me por 10 filmes, estes são um pequeno extra!

Fátima || Gelo || Zeus || Perdidos || O amor é lindo... porque sim! || Cartas da guerra




VAMOS AGORA AO TOP10


10° Linhas de Sangue

No começo do top10 temos Linhas de Sangue, um filme de acção e aventura realizado por Manuel Pureza e Sérgio Graciano, estreado em 2018. O filme é fortemente marcado pelo humor e trás grandes nomes da televisão portuguesa a trabalhar juntos. Honestamente acho que deve ter sido o filme com mais  caras bem conhecidas do público juntas.



9° Peregrinação

Em nono lugar temos Peregrinação, um filme dramático realizado por João Botelho e teve estreia em 2017.  O filme é uma adaptação do livro de Fernão Mendes Pinto, com o mesmo nome. Em 2018, este filme engenhosamente conseguido, foi escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal na busca de melhor filme estrangeiro nos Óscares. Recebeu 3 prémios Sophia e outras 9 nomeações.





8° Trilogia: Novos Clássicos 

Em oitavo temos a trilogia baseada nos clássicos do cinema português, " O pátio das cantigas" e "O leão da estrela" em 2015 e a " Canção de Lisboa" em 2016, realizados por Leonel Vieira e Pedro Varela. O primeiro filme da trilogia foi a produção nacional mais vista até então.



7° Bad Investigate

Agora em sétimo ficamos com Bad Investigate, um filme de comédia realizado por Luís Ismael, o mesmo que nos trouxe a trilogia de Balas e Bolinhos. O filme estreou-se no início de 2018 e é verdadeiramente o "brilho" que faltava ainda nos filmes de Ismael! No total a trilogia arrecadou 2 prémios e 10 nomeações. 



6° Os gatos não têm vertigens

Realizado por António-Pedro Vasconcelos, em sexto lugar, temos Os gatos não têm vertigens. Estreou em 2014 e recebeu em 2015 nove prémios Sophia... sendo que no total recebeu 14 prémios e 17 nomeações! Tem como género comédia-dramática e mostra Maria do Céu Guerra a fazer o que sabe melhor! A não perder! 



5° A mãe é que sabe

A meio da tabela temos A mãe é que sabe, uma comédia-dramática realizada por Nuno Rocha, estreada em 2016. O filme gira em volta de Ana Luísa enquanto celebra o aniversário do seu pai, até que um acontecimento astrofísico ocorre fazendo com que alguns membros da família, incluindo ela, entrem em mundos paralelos. Vencedor de 4 prémios (CinEphoria, Coimbra Caminhos do Cinema Português e 2 Sophia) e 20 vezes nomeado para variados prémios.



4° Soldado Milhões 

Perto do topo temos um filme biográfico, dramático e histórico  realizado por Gonçalo Galvão, Soldado Milhões. O filme estreou-se em 2018, ocorre durante a Primeira Guerra Mundial e segue os passos de Aníbal Augusto Milhais na batalha de La Lys, que de forma a salvar os companheiros, decide contrariar as ordens superiores e enfrentar ofensivas alemãs com a sua metralhadora, Luísinha. Se mesmo com os filmes citados anteriormente, não acreditam que em Portugal, fazemos bons filmes, vejam o Soldado Milhões e entendam o que se é capaz de fazer com pouco! 



3° Al Berto

Em terceiro lugar temos Al Berto, realizado por Vicente Alves do Ó e estreado em 2017. Al Berto é um filme dramático que se passa nos anos 70 e gira em volta de Alberto e dos seus amigos em Sines, estes que aproveitam ao máximo a vida numa cidade ainda reservada e de mente fechada. Este filme é vencedor de 10 prémios ( 3 CinEuphoria, 2 FilmOut San Diego USA, 1 Sophia, 4 Aquilla) e ainda 14 nomeações diversas.



2° A gaiola dourada

Quase no topo temos A gaiola dourada, filme de comédia-dramática escrito e realizado pelo luso-francês Ruben Alves, que retrata de uma forma brilhante a comunidade de emigrantes portugueses radicados em França ( isto escrito por mim, também já emigrante)! 
O filme teve estreia em 2013, foi o mais visto em Portugal no mesmo ano e é o mais antigo desta lista. O filme fez sucesso em vários países, dentro e fora da zona francófona e portuguesa. Foi também nomeado 8 vezes e ganhou também 8 prémios ( 2 Alpe d'Huez Int Comedy Film Festival, 4 CinEuphoria, 1 European Film Awards, 1 Globo de Ouro Portugal )



1° São Jorge

Em primeiro lugar, com a maior vénia, São Jorge. Um filme dramático luso-francês realizado e escrito por Marco Martins e Ricardo Adolfo, com Nuno Lopes na primeira fila de actores. Estreou-se em 2016 no Festival Internacional de Veneza onde Nuno Lopes foi galardoado com o prémio Orizzonti, como melhor actor. Foi o filme escolhido para representar Portugal no Óscar de melhor filme estrangeiro em 2017 e para o prémio Goya de melhor filme ibero-americano.
São Jorge segue os passos de um boxeur desempregado, que corre o risco de perder o filho e a mulher quando a mesma decide regressar ao Brasil. Aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis e ironicamente intimida aqueles, que como ele, estão enterrados em dívidas. 
No total, o filme recebeu 13  nomeações e ainda, uns maravilhosos 19 prémios ( 3 Atores Awards, 3 CinEuphoria, 3 Coimbra Caminhos do Cinema Português, 3 Globos de Ouro Portugal, 7 Sophia, 4 Aquila e 1 Venice Film Festival)! 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vozes portuguesas de Harry Potter

Alguém já se perguntou, sobre quem são os grandes mestres das dobragens de Harry Potter em português de Portugal? Pois é, neste artigo vamos revelar o nome de alguns, mesmo que, infelizmente, as dobragens não tenham sido feitas em todos os filmes. Harry Potter - Peter Michael (3,4) Ron Weasley - Romeu Vala Hermione Granger - Mafalda Luís de Castro Albus Dumbledore - Alfredo Brito Minerva Mcgonagall - Ermelinda Duarte Severus Snape - João Craveiro Rubeus Hagrid - António Marques Sirius Black - José Jorge Duarte Remus Lupin - António Cordeiro Arthur Weasley - Fernando Luís Molly Weasley - Leonor Alcácer Argus Filch - Carlos Vieira de Almeida Draco Malfoy - Gustavo Gaspar Murta Queixosa - Carla de Sá Sybill Trelawney - Maria João Luís Vernon Dursley - Carlos Freixo Petunia Dursley - Isabel Ribas Marge Dursley - Catarina Avelar Gilderoy Lockhart - Carlos Paulo Madame Rosmerta - Helena Isabel Gar

Volta ao mundo... hoje!

Ora... e se pegássemos na ideia de Júlio Verne e fôssemos dar uma volta ao mundo em 80 dias, ou até menos? Na obra de Júlio Verne, um cavalheiro inglês chamado Phileas Fogg, para ganhar uma aposta, tem... bom, como o nome indica, dar a volta ao globo em 80 dias! Fogg faz, como é óbvio, paragens em várias cidades do mundo... como seria visitar esses pontos... hoje? 1- Londres (Inglaterra) O nosso amigo parte de Londres com o seu criado Passepartout, uma cidade que à data de hoje, ainda tem muito que se lhe diga! Entre vários palácios, torres, igrejas, pontes, abadias e museus, resta ainda muito para ver, como o London Eye, estúdio da Warner Bros.(fãs do Harry Potter, isto é obrigatório), o London Zoo, Shakespeare's Glob, British Library, Wimbledon e claro, o meridiano de Greenwitch! 2- Suez (Egito) Antes de Fogg chegar ao Egito, é de realçar que fez paragens breves em Paris (França), Turim e Brindisi (Itália). Ora, Suez não é propriamente a cidade mais tu

Mojito

Talvez o meu preferido, o Mojito! Ingredientes: 1 ramo de hortelã 25ml de xarope de açúcar 25ml de sumo de lima (ou meia lima) 50ml de rum água gaseificada q.b. gelo q.b. Preparação: (1) Pegamos num ramo de hortelã (cerca de 8 a 10 folhas), metemos no shaker. Adicionamos o xarope de açúcar, a meia lima cortada em 4 e com um pilão esmagamos tudo. De seguida, juntamos o rum, um pouco de gelo, fechamos e agitamos cerca de 10 segundos. Num copo adicionamos gelo picado, um terço do copo. Coamos a mistura para o copo, adicionamos um pouco de água gaseificada até encher o copo, decoramos com hortelã e lima. (2) Pegamos num ramo de hortelã (cerca de 8 a 10 folhas), espalmamo-lo nas mãos e deitamos num copo. Adicionamos gelo picado, um terço do copo. De seguida juntamos o xarope de açúcar, o sumo de lima e o rum. Com uma colher de bar mexemos bem e por fim juntamos um pouco de água gaseificada, decoramos com lima. Dica: Se preferirem o sabor do rum ligeiramente mais acen